Na hora de estudar é comum sentir-se cansado, mas você não pode deixar que isso atrapalhe o seu desempenho.
Antes de qualquer coisa, não se culpe, é normal que isso aconteça quando você intercala os estudos com trabalho, faculdade, filhos, etc. Então, para ajudar, uma boa alternativa é você montar um cronograma que se adeque bem às suas obrigações.
Aceite que irá sentir-se cansado e respeite isso, depois trabalhe para que o cansaço não prejudique muito você.
Essas são as 5 regras para você vencer o cansaço:
1- Descubra o seu horário produtivo:
Busque compreender qual o intervalo de horas do dia em que você se sente mais confortável e produtivo. Estude sempre esse horário e vá mensurando o seu nível de aproveitamento.
Ex: Eu estudo melhor durante o dia logo após o almoço.
2- Separe um tempo para cochilos.
É natural tirar uns cochilos de tempo em tempo, não resista a isso. São nesses pequenos cochilos que o cérebro guarda o conteúdo que você estudou.
3- Analise seus batimentos cardíacos:
Quando você está estudando meio “molenga”, os seus batimentos estão baixos, o que gera sono e preguiça. Para acordar a sua mente, mexa seu corpo durante 20 segundos para produzir energia.
4- Faça Estudos Ativos:
O Estudo Ativo é quando você está lendo, grifando, resumindo, processando informações, fazendo anotações, representações mentais, etc.
5- Hiperventilação:
Mande oxigênio para o seu cérebro inspirando e expirando com força várias vezes. Essa prática é muito útil para reativar seu foco e turbinar sua energia.
Essas 5 regras podem ajudar você a ter um melhor aproveitamento dos estudos e a ter mais concentração. O cansaço é comum, mas ele não pode eliminar suas chances na aprovação. Então, elimine ele antes.
Arrocha e vejo você no topo!
Até a próxima!