Pesquisar
Close this search box.

23 de agosto de 2022

É raro esquecer daquilo que temos domínio

Para uma boa preparação em concursos, a memorização é fundamental e é a base da aprovação. Para muita gente, aprender uma matéria da escola ou faculdade pode ser bastante difícil, mas esse sentimento de dificuldade pode ser vencido.

Se você sabe falar português, significa que você aprendeu o idioma, então você é um bom aprendiz. Aprender significa segurar na mente, ou seja, ter acesso a uma informação e criar um significado a partir dela.

Ler e assistir a uma aula não é aprender. Você pode ler mil páginas e não aprender nada do que está escrito nela, que destaca como podemos compreender melhor a forma como aprendemos as coisas.

Existem, essencialmente, três maneiras de aprender, e nós praticamos todas elas desde que nascemos:

1. Repetição ativa: é quando você consegue, por meio da repetição ativa, obter um “input” de informação, seu cérebro começa a absorver o que você está lendo.

2. Observar as informações e criar uma relação: a segunda forma de aprender é por meio de uma representação mental que fazemos ao receber informações.

3. Associar o novo com algo conhecido: criar associação de uma informação nova a algo que a gente conhece é uma das melhores formas de reter um novo conhecimento na mente e memorizá-lo.

Além destas formas de reter na mente e memorizar novas informações, existem outras técnicas e estratégias mais avançadas que ampliam e fortalecem a memória.

Portanto, se você quiser se aprofundar nas técnicas que eu abordo nesta matéria e em várias outras que vão aumentar exponencialmente sua capacidade de reter a informação no seu cérebro, é só escrever “QUERO” nos comentários, que e eu enviarei uma mensagem para você, blz?🤝

💪Arrocha!

Siga @fureafila para mais.

Matéria: Uol/Band Entretenimentos

Compartilhe este artigo
[instagram-feed feed=1]
[youtube-feed]