Nossos alunos do Curso “O Gênio da Memória” aprendem a Técnica “O Palácio da Memória”, dentre várias outras. Essa, especificamente, é uma das técnicas de memorização mais eficazes de que se tem notícia.
Chamada de Palácio da Memória – ou também de método de Loci – a tática foi criada na Grécia Antiga e facilita significativamente a habilidade do cérebro de recobrar informações e conceitos.
A gente costuma brincar que usar técnica de memorização é como ter a chance de colar em uma prova, só que a ‘cola’ está na cabeça”.
Pesquisadores da universidade de Radboud, na Holanda, descobriram que depois de 40 dias de treinamento de 30 minutos usando o Palácio da Memória, a capacidade de memorização de participantes do estudo mais que dobrou de tamanho.
De uma lista de 72 palavras, as pessoas passaram a memorizar, em média, 62. Antes da temporada de treinamento, elas se lembravam de uma média de 26 palavras, segundo a pesquisa.
Qualquer pessoa pode melhorar a sua capacidade! São três as chaves que dão acesso à memória: aprendizado, repetição e técnicas de associação.
Para que um estudante se lembre de algum conceito, é preciso, em primeiro lugar, que ele o entenda. Sem aprendizado não há memorização. A repetição também é importante. Repetir uma ação ou um trajeto ou ainda revisar o conteúdo aprendido numa aula (várias vezes) também ajuda a fixa-lo na memória.
O Palácio da Memória pode ajudar diferentes perfis de candidatos. Serve, por exemplo, para guardar conceitos de Direito, fórmulas matemáticas ou regras de biologia.
Agora, se você acredita que precisa de um baita diferencial para pular na frente dos seus concorrentes, com certeza ser um Expert em Memória, dominando as técnicas mais eficientes que existem, chegou a sua hora de ser um@ Gênio da Memória🧞♂️.
Me manda uma mensagem no WhatsApp neste link para que eu possa te explicar melhor.
Arrocha!
Siga @fureafila para mais…
Matéria: Revista Exame
Jornalista: Camila Pati