Pesquisar
Close this search box.

8 de dezembro de 2022

7 DICAS para o Concurseiro Iniciante começar a estudar para concurso

Quando começamos a estudar pra concurso público nós temos uma vontade muito grande de conseguirmos um bom emprego, de ter a estabilidade, e se consolidar financeiramente para realizar seus sonhos. Mas parece um tanto confuso o caminho mais rápido para trilharmos, com o objetivo de atingir a aprovação. 

Nesse artigo eu trago sete dicas para você otimizar o seu estudo e começar a atingir resultados cada vez mais rápidos. 

1ª Dica - Decida qual é a sua “praia”, ou carreira. 

O tempo todo novos concursos abrem suas inscrições. Concursos das áreas mais variadas. É importante você decidir qual a carreira que você vai escolher para ser a sua “praia”, aquela que tem mais a ver com o seu propósito de vida. Serão concursos administrativos ou concursos jurídicos, concursos de auditores, concursos policiais, bancários, ou na área de educação, legislativo, tributário, etc?

A minha sugestão é que você tenha carinho na escolha dessa carreira, para não se arrepender depois e perder muito tempo estudando conteúdo da área errada.

Uma vez escolhida a sua “praia”, se concentre em estudar os conteúdos dessa área durante um bom tempo. Isso vai elevar seu nível de domínio dentro dessa área e vai maximizar as suas chances de aprovação. 


2ª Dica – Defina o conteúdo programático que você precisa dominar. 

Uma vez que se decidiu por essa área, existem um grupo de disciplinas que você vai precisar aprender para ser aprovado nesse concurso público. Porém, você precisa transformar essas disciplinas num conteúdo. 

Você não precisa ler o livro todo, assistir a todas as videoaulas, frequentar todas as aulas do cursinho. Você precisa dominar o conteúdo do edital daquele tipo de concurso que você vai fazer. 


3ª Dica – Analise a prova anterior. 

Pegue uma prova do concurso anterior e veja quais foram os itens que foram cobrados. Mas analise qual foi a profundidade dos itens para saber se você vai ter que ler todas as jurisprudências que existem no mundo ou se simplesmente lendo um artigo na internet, você vai ter uma boa chance de resolver a maior parte da prova. 


4ª Dica – Dê tempo para o aprendizado.

A primeira etapa do processo de aprendizado, ainda mais numa disciplina nova, é a confusão. Isso acontece porque nós, como adultos, não gostamos de ficar confusos. 

Nessa hora a maioria dos concurseiros corre e compra um pacote de videoaulas ou se inscreve num cursinho ou vai terceirizar a escolha do material pra outras pessoas
e acaba escolhendo as fontes que menos aprovam pessoas em concursos. 

Tenha calma, tire o seu tempo para aprender, afinal, sua primeira tarefa não é ainda ficar estudando todos os conteúdos de uma só vez, você não vai ser aprovado por devorar todas as páginas e aulas da fonte de conteúdo que escolheu.

Você vai ser aprovado por conseguir aprender bem um conteúdo. Quando você for capaz de aprender bem um pequeno item do seu edital, a ponto de dar uma aula sobre ele, você vai compreender quais são os passos para aprender tudo o que vai cair na sua prova. 


5ª Dica – Aprenda sobre aprendizagem acelerada.

Isso fez um diferencial tremendo na minha aprovação pro TCU. Os desafios que você vai enfrentar no seu dia a dia serão acima de tudo, planejamento, concentração, memória, anotações e leitura.

Normalmente ao invés de estudar sobre Técnicas de Aprendizagem para ter a competência do aprendizado da forma que ele é, o concurseiro iniciante terceiriza seu aprendizado e se limita a apenas estudar sem método todo o conteúdo que cai no seu concurso. 

Estudar NÃO É aprender, e é por isso que você já pode começar com o pé  direito se decidindo por “aprender a aprender” de verdade.

Assim, toda hora investida no seu estudo vai render muito mais. Você vai se tornando a cada dia um melhor aprendiz, vai multiplicar a efetividade de cada hora de esforço e de cada sessão de estudo que você fizer. 

Não é isso que você deseja, afinal?


6ª Dica – Revise suas anotações constantemente até tê-las na ponta da língua. 

A coisa mais importante no dia da sua prova é saber se você estudou tudo que cai no seu edital, como abordamos nos outros passos e se você se lembra desse conteúdo.

A ferramenta mais importante do seu processo de memorização é a revisão. Ela é a sua grande aliada, e não existe limite, quanto mais a fizer, mais esse conteúdo que você anotou e revisou. 

Assim, você vai reter na mente toda a matéria estudada, para aplicar o conhecimento adquirido na hora da prova.


7ª Dica – Teste periodicamente. 

Tal qual um atleta, treine, se teste, anote seus resultados e progrida. Por isso, de tempos em tempos, tire uma tarde e simule o ambiente da prova. Pode ser a cada quinze dias.

Pegue uma prova antiga, uma prova correlata ou monte um simulado e responda à essa pergunta: “Se a prova fosse hoje como eu me sairia?” 

Qual o resultado você teria se a prova fosse hoje? 

Isso vai impedir que você faça como a maioria dos candidatos, que na hora da prova e na véspera dela não fazem ideia de como vão sair.

Se estudar com antecedência, se mensurar seu desempenho com antecedência, você vai conseguir ajustar o seu rumo para que no dia da prova esteja tranquilo e certo que vai se dar bem na prova.  


Gostou dessas dicas? 

Então, arrocha nos estudos daí, que eu continuo trabalhando de cá para sempre entregar novos conteúdos para você.

Afinal de contas, enquanto você não passa, eu não paro. 

Até a próxima!
Compartilhe este artigo
[instagram-feed feed=1]
[youtube-feed]