“… Muitos concurseiros se preparam por um longo tempo e acabam de frente com um obstáculo inesperado no grande momento: o tempo de prova. Fazer o exame de um concurso de forma eficiente exige, além de uma preparação afiada, uma estratégia para que o tempo passe de adversário para aliado do candidato.
Uma boa estratégia, para o Coach Victor Ribeiro, do Estratégias de Aprovação, é não perder tempo. “Na prova, vale identificar as questões que apenas com a leitura e pouco esforço você já chegaria a um resultado”, aconselha o ex-auditor do controle externo do TCU.
Na 1ª hora de prova, a dica é separar as questões que são visivelmente mais simples de serem resolvidas daquelas que exigem mais esforço. “As questões que você ler e sentir que consegue resolver, mas tomará tempo, marque e volte a elas no final. Isso pode fazer com que em menos de uma hora de prova você já tenha 50% dos itens marcados.”
Nem sempre os aprovados nos concursos são aqueles que sabem mais. Para o especialista, os candidatos devem, primeiramente, encontrar a técnica que mais se encaixa com seu padrão de estudos. “A única coisa importante é fazer a prova do mesmo jeito que treinou em casa…”
“…Para lidar com o temido esquecimento, algumas atitudes podem ser valiosas:
🔹Leia a questão e afirme mentalmente: “Este conhecimento está na minha cabeça, eu sei este assunto e quando eu voltar para a questão, ele estará na ponta da língua.” Passe para a próxima questão e volte no fim da prova. Você dará tempo para o seu inconsciente tentar achar resposta.
🔹Não desista da questão: “Vá com calma! Imagine que a resposta ou memória que você busca está no meio de um prato de sopa quente. Precisamos comer a sopa pela beirada até chegar no meio.” Ainda que não se lembre imediatamente daquela informação, o que você sabe a respeito daquele tema? Ir pensando em todo conhecimento em volta do assunto tende a ajudar a chegar onde se pretende.
Autor: Cristiano Stefenoni
Siga @fureafila para mais!